Ferramentas de Produtividade
O SEU MAIOR DESEJO é ver pouco – ou nenhum – papel
espalhado na mesa de trabalho da sua equipe, espera que todos
completem as suas tarefas dentro do prazo estipulado e anseia pela
centralização das comunicações para que saiba o que cada um está
fazendo.
Talvez, anos atrás, sonhar com isso poderia parecer absurdo. Porém,
com as diversas ferramentas de produtividade disponíveis atualmente,
inclusive de forma gratuita, isso tudo é real e acessível.
Aqui, vamos falar sobre algumas dessas ferramentas e suas
funcionalidades.
TRELLO:
- Uma ferramenta de gerenciamento de projeto exibida em forma de
cartões e listas. Simples de operar, é um software muito visual e
intuitivo, promete resolver boa parte de seus problemas.
Pode ser acessado pelos principais navegadores e há a opção de app
para mobiles.
Após um rápido cadastro, você convida os participantes (que também
terão que se cadastrar) para um quadro no qual estará a lista de
tarefas.
Exemplo: cria-se um quadro com o nome “Marketing”
e convida para participar dele todos os integrantes dessa equipe (ou
outras que podem colaborar com o projeto). A partir daí, você cria
as listas de tarefas e pode especificar quem é responsável pelo
quê; criar deadline; inserir tags informativas sobre o tipo de
trabalho; chat para discutir/tirar dúvidas sobre o que está
fazendo; e o principal, criar um checklist para que possa acompanhar
o andamento de cada etapa da tarefa.
Por apresentar um visual versátil e ajustável
conforme a necessidade de cada usuário, o Trello se destaca e cada
vez mais e tem sido escolhido por quem quer eliminar a falta de
organização na delegação e realização de afazeres.
GOOGLE CALENDAR:
- Para que os usuários possam realizar tarefas,
adicionar compromissos e ativar notificações via e-mail, evitando
assim a já conhecida difilcudade em agendar reunião, o Google
Calendar vem com uma solução. Com a novidade, cada convidado da
reunião pode sugerir um novo horário que seja melhor e, para não
ficar confuso, o organizador poderá avaliar e aceitar as propostas
de novos horários. Depois de criado, cada usuário poderá
responder, confirmando a participação. Além disso, os convidados
poderão ver a disponibilidade dos colegas, para então sugerir um
horário que seja favorável para todos.
A visualização da programação cria praticidade
e agilidade a sua agenda e faz com que seja fácil ver os
compromissos que estão porvir, inclusive com imagens e mapas.
Ao receber um e-mail sobre um evento, como
reservas em voos, hotéis, espetáculos ou restaurantes, o evento
será adicionado à agenda automaticamente.
ONEDRIVE:
- É um serviço de armazenamento de arquivos –
de vários formatos – oferecido pela Microsoft.
Devido o armazenamento ser feito em nuvem, é
possível acessar os arquivos de qualquer lugar (com acesso à
Internet) e de qualquer dispositivo seja telefone, tablet ou
computador. E poderá continuar o que começou, independentemente de
onde estiver. As alterações realizadas serão atualizadas em todos
os seus dispositivos.
Substituto do antigo SkyDrive, o OneDrive tem as
mesmas funções de seu antecessor, porém, com algumas melhorias.
O usuário pode ativar o backup automático das
fotos feitas com smartphones no OneDrive. No momento que fizer o
login pela primeira vez no aplicativo, é possível ativar esta
funcionalidade e as imagens serão salvas no perfil do serviço
automaticamente.
Além de salvar arquivos manualmente,
arrastando-os para as pastas do serviço, ele ainda é compatível
com diversos programas, para desktop e mobile, que transferem
documentos direto para o OneDrive.
O serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft
é bem completo, multiplataformas e, gratuito, com 15Gb à disposição
de qualquer um que se registrar com um perfil de conta Microsoft.
OFFICE 365:
- Um tipo de “assinatura” para utilizar os
aplicativos do Office, entre outros serviços de produtividade no PC
e/ou smartphone.
No plano para empresa, estão inclusos os serviços
de webconferência do Skype for Business; Exchance Online, e-mail
hospedado para empresas; e armazenamento em nuvem com o OneDrive for
Business.
Muitos planos do Office 365 também incluem a
versão da área de trabalho dos últimos aplicativos do Office, que
os usuários podem instalar em vários computadores e dispositivos. A
instalação completa dos aplicativos inclui: Word, Excel,
PowerPoint, OneNote, Outlook, Publisher e Access (estes, disponíveis
apenas em PC).
Com qualquer uma dessas ferramentas de
produtividades (ou todas) você garante agilidade, precisão na troca
de informações, atualização em tempo real.
Uma maneira de se manter a par de tudo o que
acontece, organizar as suas ações e as de seus funcionários, se
organizar e se antecipar às tarefas que devem ser cumpridas.
A Quarta Etapa é uma empresa de Tecnlogia da Informação, localizada no Conjunto Ceará Fortaleza
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Esse artigo foi desenvolvido por Danilo Maia | | Conheça a nossa página no Linkedin | http://www.quartaetapa.com.br
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