[#Design] Ajuda para desenvolver a criatividade
Por Talita Ghiotti, em Choco La Design:
Para as pessoas que trabalham com o lado artístico a criatividade é uma ferramenta mais que necessária, mas como tudo que é necessário dá problema, a criatividade não é diferente. Ela parece ser sempre do contra, vem quando você não tem um papel ao lado e não aparece quando você mais necessita. Por conta disso, andei pesquisando algumas formas de desenvolvê-la mesmo quando não há muito a ser desenvolvido, e existem 5 dicas que aparecem em todos os lugares.
Anote sempre!
Anotações são sempre necessárias não só para que os detalhes não sejam esquecidos, mas para que, daquele detalhe, você possa tirar, por exemplo, alguma base para pesquisas ou novos trabalhos, cada ideia pode trazer crescimento, basta que esteja engajada no contexto correto. “Quando perguntaram a Einstein onde era seu laboratório, ele tirou uma caneta e respondeu ‘Aqui! ’ ” Trecho do livro, Einstein – O Enigma do Universo de Huberto Rohden.
Falar é prata, ouvir é ouro!
Essa frase eu escutei no colegial, vinda de uma professora de Literatura e nunca mais esqueci, nem a frase, e nem a professora. Falar é sempre necessário, mas escutar é ainda mais, você aprende muito mais quando escuta, quando se mantém calado, dando assim, combustível para a coisa mais importante para as pessoas que sempre querem desenvolver idéias: o argumento! Quando se tem argumentos fortes, é muito mais fácil defender uma ideia.
Curiosidade
Ser curioso é fundamental, mas nem sempre isso funciona com todos, então tente “forçar” esta curiosidade de uma forma ou de outra dentro de você. Se não há alguém por perto, pergunte ao “Google”, certamente você passa uma boa parte do seu dia em frente ao computador, então aproveite e tire algumas dúvidas por ali, se não te convencer, procure algum profissional da área, antes morrer de vergonha tirando dúvidas, do que morrer na ignorância sem a resposta das suas questões.
Utilize bem o seu tempo de Ócio
Eu sempre escutei de um grande artista com quem tive o prazer de trabalhar que, “Antes um ator curioso e esforçado, do que um ator talentoso”. E quando alguém perguntava o porquê deste pensamento ele respondia “Por que os curiosos sempre vão querer se esforçar cada vez mais para alcançar os talentosos, já os talentosos por sua vez, acham que o que tem já é o suficiente.” Conclusão: utilize sempre o tempo de “ócio” que você venha a ter para aprender e descobrir novas coisas, novos talentos, ou mesmo exercitar os antigos ajudando ou ensinando ao próximo. Não é por que você sabe como preparar a tinta, que saberá todas as técnicas para aplicá-la.
Rabisque
Semana passada eu vi um vídeo da Sunni Brown que mostra através de dados científicos a importância de um rabisco, o vídeo é fantástico e mostra que aquele “rabisco” pode ser muito mais que um desenho “atoa”.
Ajuda para desenvolver a criatividade
Comentários
Postar um comentário