[#Design] Bom Design é honesto

Em Design Blog, por Robson Godoy

Um bom Design nunca engana o usuário, deixa claro tudo aquilo que o produto faz (e o que ele não faz). Bom Design é honesto.


Um dos maiores problemas dos produtos de hoje em dia é o número excessivo de funções que as empresas prometem que eles são capazes de fazer. Celulares capazes de fotografar a 12 megapixels, liquidificadores capazes de triturar de tudo, e muitos outros são alguns exemplos.
O grande problema é que nem sempre o produto cumpre tudo aquilo que diz ser capaz de fazer, ou faz as funções de forma falha. Isso além de prejudicar o usuário, que investiu naquele produto(por mais simples que ele seja, quem comprou quer que ele faça aquilo que promete), fere a marca a qual ele pertence, uma vez que o usuário começa a acumular pontos negativos com esta, e provavelmente na próxima vez comprará um produto de outra marca.

Seja honesto, e diga apenas o que ele faz

Não importa se é o carro do ano, ou se é um folder para o novo restaurante da cidade, seja honesto quando for falar de seu produto. Deixe claro qual a finalidade dele, e não tente convencer o usuário de que ele é capaz de outras coisas, embora isso possa garantir uma venda e lucros maiores a curto prazo, com o tempo esse tipo de estratégia gera sérios problemas.
Quando o produto não cumprir com suas finalidade, assuma o erro.
Uma das piores coisas a se fazer é ignorar os clientes, e infelizmente isso é comum em muitas empresas. Quando um produto não cumprir com as finalidades para as quais foi planejado (por algum eventual erro que passou despercebido) você deve alertar seu cliente para não virar as costas para os clientes dele, pois uma vez feito isso, a reputação da empresa poderá ser arremessada ao chão, e todos sabemos como é difícil construir uma boa reputação no mercado de hoje.
Assumir o erro, e propor medidas para ressarcir o usuário são a melhor alternativa. Isso mostra o interesse da empresa de manter os clientes e demonstra mais “humanidade”, característica importante dentro do ambiente corporativo.

Pergunte aos usuários

Pode ser que nos testes que você, como designer, realizar, o produto cumpra com as finalidades para os quais você o esta projetando, mas pode acontecer dos usuários não estarem conseguindo fazer com o produto aquilo que você, como projetista, disse que ele seria capaz de fazer.
A solução para isso é bem simples, pergunte a opinião dos usuários. A internet abriu caminho para uma facilidade enorme em questionários sobre serviços e produtos, tanto pela rapidez em responder uma série de perguntas quanto pelo anonimato que ela proporciona, permitindo assim que as pessoas digam exatamente aquilo que eles acham.

De fato, a tentação de enganar o usuário prometendo mais do que o produto é capaz de fazer muitas vezes é forte, pois isso seria uma garantia de melhores vendas, mas nunca podemos pensar apenas no momento atual, devemos pensar a médio e longo prazo, e sempre lembrar que a honestidade é o melhor caminho, sempre.

Quem leu isto também leu:

Comentários

Postagens mais visitadas