[#Design] Teoria básica do design – Gravidade

Por Robson Godoy, em Design.Blog:
Continuando a série de posts sobre a teoria básica do design, hoje vou falar sobre a sensação de gravidade e como ela age sobre a nossa percepção.



Gravidade


O que nos mantém firmes no chão é a gravidade da Terra. Somos expostos a esta força durante toda a nossa vida, e isso nos faz atribuir peso e estabilidade também a formas visuais.


É graças à sensação de gravidade que achamos o triângulo a esquerda mais estável que o da direita. Embora ambas as imagens sejam apenas representações gráficas da formas geométricas, sabemos que no mundo real, expostos a gravidade, um triângulo invertido cairia para os lados.

Tendo em vista que toda forma deriva do quadrado, do triangulo ou do círculo, é importante avaliar as situações em que as formas melhor se comportam.

O quadrado, por ter todos os lados iguais, é estável em todas as suas faces. Quando posicionado como um losango perde grande parte de sua estabilidade, mas fica ainda mais instável quando é posicionado torto em relação ao plano de apoio, pois a forma não se comporta como um quadrado e nem como um losango. É importante lembrar que sempre se deve deixar claro o sentido de uma forma. Se quiser um formato quadrado, faça quadrado, se quiser um losango, faça um losango, não um quadrado torto. Nunca deixe formas indefinidas, pois isso gera uma confusão visual, uma vez que o observador não entende aquilo que esta sendo sugerido.



O triângulo é estável quando posicionado com uma de suas faces paralelas ao “chão”. O mesmo se aplica aos demais polígonos.

Já o círculo depende da posição em que está inserido, uma vez que é fácil dar a sensação de que a forma “rola” dentro da composição, algo que inclusive pode ser explorado pelo designer para trabalhar o dinamismo do projeto.



Vejamos algumas aplicações deste princípio com tipografia:



Também pode-se usar contrapesos para equilibrar a composição, como no exemplo abaixo:



Trabalho de Kasper.

E você, tem algo para adicionar a este post?

Aproveite e siga o Design Blog no Twitter! Assim você fica por dentro das novidades no mundo do design, com links super interessantes.
.

Artigos relacionados


Comentários

Postagens mais visitadas