[#SEO] A Taxa De Rejeição Varia Conforme O Tipo De Site
Por Alvimar Olimpio, em Nuvem SEO.Net
A Taxa de Rejeição de um site, conhecida como ‘bounce rate‘ em inglês, é realmente uma métrica polêmica no Marketing Digital. Muitos dizem que ela não é fiel e não se pode confiar, mas outros dizem que sim, é possível tomá-la como base de calculo, para melhorar o desempenho de um determinado site. O que sei é que cada tipo de site tem um tipo de Bounce rate. Saiba mais sobre ‘bounce rate’!
Taxa de rejeição – Google Analytics
Tomando como ferramenta o Google Analytics, que é uma robusta e importante aplicação de métricas de análises e monitoramento gratuita do Google, veja aqui a fórmula usada para calcular essa tal taxa de rejeição e em seguida uma exemplificação da fórmula em ação.
Formula do bounce rate:
Onde Rb representa o Bounce rate. Tv o número total de visitantes que visualizam somente uma página e saem voltando pela seta do navegador ou fecha a aba, por exemplo. O Te, siginifica o total de visitantes da mesma página incluindo todos eles, tanto os que sairam quanto os que clicaram em alguma coisa(link).
Simplificando:
se 50 pessoas entraram na página “Curso de SEO Grátis“(Te) e não clicaram em nenhum outro link do conteudo orgânico do seu site e saiu, por alguma forma que citarei mais abaixo, mas no total de visitas, que entraram na mesma página (Tv), foi, por exemplo 100 pessoas (aqui conta os que rejeitaram e os que se infiltraram), então a página “Curso de SEO Grátis” teve uma taxa de rejeição seguinte:
50 (Tv) divido por 100 (Te)
Rb = 50:100 (50/100=0,50)
Rb = 50% é a taxa de rejeição para a página ”Curso de SEO Grátis” .
Tipos de site e taxa de rejeição
Um site de comércio eletrônico apresenta um padrão de taxa conforme o tal segmento. Um blog de emprego tem um tipo de taxa de rejeição, nichos específicos como um blog de Tecnologia e outro de Humor ou Hype, por exemplo, tem outro tipo de bounce rate. Uma coisa é comum, niguém quer que seu site tenha uma alta taxa de rejeição, não é mesmo? Dicas para melhorar isso!
Bom, agora que você já teve uma noção de como calcular ou entender a taxa de rejeição que aparece no Google Analytics para seu site, o exemplo acima vale tanto para uma única página de seu site, para Página Inicial ou para o site inteiro. Vamos continuar com outras questões relacionadas ao bounce rate em outra oportunidade. Deixe seu comentário!

Comentários
Postar um comentário