[#SEO] Keyword Stuffing – Primeiras Práticas Black Hat


black-hat-chapeu-negro-seo-keywords-stuffing

Por Alvimar Olimpio, em NuvemSEO.net

No início da caminhada SEO o ‘Keyword Stuffing’ foi como uma das principais e pioneiras práticas de Black hat, pois era mais fácil enganar o algorítimo de busca. Hoje, se vacilarmos na ‘Keyword Density’, nos títulos, textos, meta tags, etc., o Google pode nos penalizar, pois se dá bem melhor com isso agora.



Bebendo na fonte do artigo de Vinicius Paes da MundoSEO e outras fontes, vamos ver um pouco sobre o “Enchimento de palavras-chave” (Keyword stuffing). Saiba mais…

keywords-stuffing-black-hat-seo-

Black hat Keyword Stuffing como ocorre?


O Black Hat de Keyword Stuffing ocorre quando o cara de SEO enche o texto, a title tag, a meta description tag e outros locais, com as mesmas Keywords.

Assim, o texto ou página ficaria mais relevante diante dos mecanismos de busca. Segundo Vinícius essa técnica de SEO foi muito usada no início da trajetória do Google, com as primeiras versões do algorítmo do Googlebot.

Anteriormente, a técnica do Keyword Stuffing foi utilizada por pessoas desonestas no ramo de otimização de sites, até que o Google sacou e começou a fazer correções no seu algoritmo de busca. Por essas e outras, consideram a Keyword Stuffing como o primeiro black hat a ser combatido pelo Google.

Dicas contra Keyword Stuffing

As dicas prá se livrar do ‘Keyword Stuffing’ são as seguintes:


  • Faça seu texto para o usuário e não para atrair de forma enganadora aos bots;

  • Preocupe-se com a qualidade editorial;

  • A quantidade de ‘keyword’s em ‘title tag‘, ‘meta description’, e outros locais não traz mais tráfego para seu site, então seja comedido;

  • Seja moderado no uso das ‘keywords’ e as faça bem escritas e sugestivas;

  • Procure dar uma boa experiência de navegação e conteudo ao usuário;

  • Crie um conteúdo original e relevante;

  • Procure não elevar a densidade de keywords até 9% ou 10%.


Técnicas a evitar


  • Textos Inchados: Essa técnica de Keyword Stuffing consiste em criar o texto do site o máximo de keywords possível, não se importando com o resultado essencial e semântico final;

  • Spammando Títulos e Meta Descriptions : Para disfarçar o nituito de Black hat, o cara comete o Keyword Stuffing com as keywords repetidas apenas na ‘title tag’ e na ‘meta description’, evitando o enchimento no conteudo principal;

  • Keywords Invisíveis: Com essa técnica mais avançada, o webmaster escreve um texto normal para o usuário ler, mas esconde outro texto cheio de keywords spammadas para o motor de busca, em outro lugar do documento HTML do site. Ex: ‘Keywords‘ invisíveis para o preview do navegador ao usuário em alguma DIV ou tabela, fora da área de exibição do browser (fora das tags body ou DIV principal), ou ainda escrevendo o texto com a mesma cor do fundo do site, para escondê-lo do usuário mas permitir a leitura pelo Crawler.

  • Multiplos Conteúdos: Múltiplos conteúdos seria exibir um conteúdo correto e bem escrito para o usuário e um conteúdo extra, cheio de keywords para o crawler, tentando manter o black hat. Todas as técnicas citadas aqui são Black hat e perigosas, pois manipulam os resultados do buscador. Não faça isso no seu site, se o Googlebot detectar isso, a punição do seu site é certeira.


Quantidade percentual de keywords na página

A porcentagem exata é difícil de ser afirmada, mas este valor está baseado entre 5% a 10% do total das palavras de um texto.

Fontes de pequisa Keywords Stuffing:


MundoSEO:


MestreSEO:

Keyword Stuffing vs Density


Meta tag Stuffing


Wikipédia:

Keyword stuffing - é considerada uma técnica antiética em search engine optimization (SEO) . Keyword stuffing ocorre quando uma página web está carregada de palavras-chave na meta tags ou no conteúdo. A repetição keywords na meta tags podem explicar por que muitos motores de busca já não usam essas marcas. Wikipedia.

Veja o que o Google diz sobre Keyword Stuffing


“O Preenchimento de palavra-chave” refere-se à prática de encher uma página web com palavras-chave na tentativa de manipular a classificação do site em um resultado de pesquisa do Google. Páginas cheias com palavras-chave iguais resultam em uma experiência negativa para o usuário e pode prejudicar a classificação do site. O foco deve ser sempre criar um conteúdo útil, rico em informações e que utilize palavras-chave apropriadas e dentro do contexto.

Google:

Comentários

Postagens mais visitadas