[#SEO] 4 passos para fazer marketing no Facebook
4 passos para fazer marketing no Facebook:
Em um artigo recente na Forbes, Nate Elliott, vice-presidente e analista da Forrester Research, escreveu sobre a abordagem desorganizada de muitas empresas no Facebook. De como muitas empresas correram para a rede social sem estabelecer objetivos claros, e agora são deixados com um punhado de fãs, mas nenhuma idéia de como envolve-los e criar valor para eles.
Para evitar esse destino e tornar o trabalho no Facebook algo que gere retorno para a marca, é preciso seguir quatro passos:
Estabelecer objetivos claros.
Profissionais de marketing precisam repensar o que o Facebook pode fazer por seu negócio. A rede social será utilizada para impulsionar a consciência e as compras? Para gerar boca a boca? Para aumentar a fidelidade dos clientes existentes? Ou será para auxiliar outras partes da organização, como a equipe de atendimento ao cliente ou o setor de desenvolvimento de produtos? Como tirar o melhor proveito do Facebook? A versatilidade do site permite que você escolha entre objetivos que abrangem quase todas as partes do mix de marketing – mas para obter o máximo da rede social, você precisa ter uma idéia clara do que você está procurando a partir dela.
Construa uma página que forneça valor para os seus fãs
A maioria das páginas de marca estão cheias de uma mistura de notícias aleatórias sobre a empresa, promoções, publicidade e outros conteúdos de marketing pré definidos – e não o que os fãs estão buscando. Carolyn Everson, vice-presidente de soluções de marketing global da Facebook, diz que as marcas que se sucedem na rede social são “as que dão às pessoas uma razão para ser fãs.”
A criação de uma página que faz sentido para os fãs, significa a criação de uma experiência mais rica. Enquanto um ”curtir” permite aos fãs acompanhar e comentar as atualizações, um engajamento mais aprofundado vem de opções como jogos e concursos, por exemplo, que muitas vezes só são possíveis através de um aplicativo. A Target criou uma abordagem muito interessante para Dia dos Namorados do ano passado, o concurso “Super Love Sender“, que permitiu aos fãs votarem que instituição de caridade receberia uma doação de US $ 1 milhão da marca. O app também permitia aos fãs acompanhar em tempo real que instituição liderava a preferência geral.
Use ao máximo o kit de ferramentas do Facebook para aumentar o alcance e engajamento.
O Facebook oferece aos profissionais de comunicação muito mais do que apenas páginas de marca. Por exemplo, considere o uso de anúncios para aumentar o alcance e efetividade de seus esforços na rede social. Eventos, ferramentas de geolocalização e aplicativos também podem ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu programa de marketing.
Integrar o Facebook em seu mix de marketing
Muitos homens de marketing tratam o Facebook como um ativo isolado ao invés de inseri-lo em seu mix de marketing. Há muitas boas maneiras de integrar o Facebook em sua estratégia global. É possível usar a rede social como base para campanhas mais amplas. A Corona, por exemplo, criou a “most liked beer in America”, que mostrava os rostos de seus fãs na rede social em um outdoor na Times Square – combinando o alcance das mídias tradicionais com o valor agregado das novas mídias. A ação gerou mais de 200.000 novos ”likes” na fan page da marca.
Em última análise, porém, a peça mais importante do conselho é o primeiro: Você deve definir objetivos claros para seus programas no Facebook. Uma vez que fizer isso, vai ver mais claramente como pode criar valor para seus clientes.
Em um artigo recente na Forbes, Nate Elliott, vice-presidente e analista da Forrester Research, escreveu sobre a abordagem desorganizada de muitas empresas no Facebook. De como muitas empresas correram para a rede social sem estabelecer objetivos claros, e agora são deixados com um punhado de fãs, mas nenhuma idéia de como envolve-los e criar valor para eles.
Para evitar esse destino e tornar o trabalho no Facebook algo que gere retorno para a marca, é preciso seguir quatro passos:
Estabelecer objetivos claros.
Profissionais de marketing precisam repensar o que o Facebook pode fazer por seu negócio. A rede social será utilizada para impulsionar a consciência e as compras? Para gerar boca a boca? Para aumentar a fidelidade dos clientes existentes? Ou será para auxiliar outras partes da organização, como a equipe de atendimento ao cliente ou o setor de desenvolvimento de produtos? Como tirar o melhor proveito do Facebook? A versatilidade do site permite que você escolha entre objetivos que abrangem quase todas as partes do mix de marketing – mas para obter o máximo da rede social, você precisa ter uma idéia clara do que você está procurando a partir dela.
Construa uma página que forneça valor para os seus fãs
A maioria das páginas de marca estão cheias de uma mistura de notícias aleatórias sobre a empresa, promoções, publicidade e outros conteúdos de marketing pré definidos – e não o que os fãs estão buscando. Carolyn Everson, vice-presidente de soluções de marketing global da Facebook, diz que as marcas que se sucedem na rede social são “as que dão às pessoas uma razão para ser fãs.”
A criação de uma página que faz sentido para os fãs, significa a criação de uma experiência mais rica. Enquanto um ”curtir” permite aos fãs acompanhar e comentar as atualizações, um engajamento mais aprofundado vem de opções como jogos e concursos, por exemplo, que muitas vezes só são possíveis através de um aplicativo. A Target criou uma abordagem muito interessante para Dia dos Namorados do ano passado, o concurso “Super Love Sender“, que permitiu aos fãs votarem que instituição de caridade receberia uma doação de US $ 1 milhão da marca. O app também permitia aos fãs acompanhar em tempo real que instituição liderava a preferência geral.
Use ao máximo o kit de ferramentas do Facebook para aumentar o alcance e engajamento.
O Facebook oferece aos profissionais de comunicação muito mais do que apenas páginas de marca. Por exemplo, considere o uso de anúncios para aumentar o alcance e efetividade de seus esforços na rede social. Eventos, ferramentas de geolocalização e aplicativos também podem ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu programa de marketing.
Integrar o Facebook em seu mix de marketing
Muitos homens de marketing tratam o Facebook como um ativo isolado ao invés de inseri-lo em seu mix de marketing. Há muitas boas maneiras de integrar o Facebook em sua estratégia global. É possível usar a rede social como base para campanhas mais amplas. A Corona, por exemplo, criou a “most liked beer in America”, que mostrava os rostos de seus fãs na rede social em um outdoor na Times Square – combinando o alcance das mídias tradicionais com o valor agregado das novas mídias. A ação gerou mais de 200.000 novos ”likes” na fan page da marca.
Em última análise, porém, a peça mais importante do conselho é o primeiro: Você deve definir objetivos claros para seus programas no Facebook. Uma vez que fizer isso, vai ver mais claramente como pode criar valor para seus clientes.
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