[#RedesEServidores] Exchange Server 2010 – Informações sobre itens recuperáveis

Por Erivelto Postai, em Gestão em TI

Na implantação de um ambiente Exchange Server, assim como o Shadow Copy é importante para um servidor de arquivos, para mensageria e colaboração, também temos que nos preocupar, e muito, com exclusão acidental de e-mails. Fantasticamente o Exchange Server 2010, nos apresenta a pasta de Itens Recuperáveis.

Esta pasta de Itens Recuperáveis é usada pelos seguintes recursos do Exchange Server:


  • Retenção de Item excluído;

  • Recuperação de item único;

  • Suspenção de litigio;

  • Registro em log de auditoria de Caixa de Correio.



A pasta de Itens Recuperáveis não é visível ao usuário que utiliza Microsoft Outlook, OWA ou mesmo qualquer cliente de e-mail compatível. Isto permite que esta pasta tenha as seguintes vantagens:


  • Quando uma caixa de correio é movida para outro banco de dados de caixa de correio, a pasta Itens Recuperáveis é movida com ela;

  • A pasta Itens Recuperáveis é indexada pela Pesquisa do Exchange e pode ser descoberta com o uso da Pesquisa em Várias

    Caixas de Correio;

  • A pasta Itens Recuperáveis tem sua própria cota de repositório;

  • O Exchange pode evitar que os dados sejam excluídos da pasta Itens Recuperáveis.

  • O Exchange pode controlar edições de determinado conteúdo.

A pasta Itens Recuperáveis contém as seguintes subpastas:

Exclusões: Esta subpasta contém todos os itens excluídos da pasta Itens Excluídos. (No Outlook, é possível excluir temporariamente um item pressionando Shift+Delete.) Essa subpasta é exposta aos usuários pelo recurso Recuperar Itens Excluídos no Outlook e no OWA.

Versões: Se retenção de litígio ou recuperação de item único estiver habilitado, esta subpasta conterá as cópias originais e modificadas dos itens excluídos. Esta pasta não é visível aos usuários finais.

Remoções: Se retenção de litígio ou recuperação de item único estiver habilitado, esta subpasta conterá todos os itens que sofreram exclusão efetiva. Esta pasta não é visível aos usuários finais.

Auditorias: Se o log de auditoria da caixa de correio estiver habilitado para uma caixa de correio, essa subpasta conterá as entradas do log de auditoria.

Retenção de item excluído

No Exchange Server um item é considerado excluído nas seguintes situações:


  • Um usuário exclui um item ou esvazia todos os itens da pasta Itens Excluídos.

  • Um usuário pressiona Shift+Delete para excluir um item de qualquer outra pasta da caixa de correio.

Quando um item é excluído, pelo usuário, temporariamente ele é movido para a subpasta Exclusões, da pasta Itens Recuperáveis. No Microsoft Outlook ou mesmo no OWA, os usuários podem usar o recurso Recuperar Itens Excluídos para, sozinhos, sem intervenção de suporte de TI, recuperar o, por exemplo, e-mail deletado. Este é mais uma camada de segurança fornecida pelo produto aos usuários, fornecendo autonomia aos mesmos.

Por padrão, estes itens permanecem por 14 dias na subpasta Exclusões. Este tempo é configurável, tanto em nível de banco de dados ou mesmo em nível de caixa postal. Também é possível a configuração de cota, na pasta Itens Recuperáveis. Quando vencido este período o item é movido para a pasta Remoções não ficando mais visível ao usuário.

Recuperação de Item Único.

Se um item é removido da subpasta Exclusões, o item não pode ser mais recuperado pelo usuário. Nas versões antigas do Exchange Server, a recuperação deste item exigia que o administrador restaurasse o banco de dados de caixa de correio ou uma caixa de correio a partir de cópias de backup. Este processo demorava horas, dependendo do sistema de backup usado.

GANHAMOS, no Exchange Server 2010, isso é fantástico, a Recuperação de Item Único. Este recurso pode ser usado para recuperar itens sem ter que restaurar os bancos de dados de caixa de correio com uma mídia de backup.

Quanto habilitado este recurso, o Assistente de Pasta Gerenciada processa a pasta Itens Recuperáveis de uma caixa de correio, qualquer item na subpasta Remoções não é removido. Neste caso, o item só será removido, quanto o tempo de Recuperação de Item Único estiver vencido, que pode, por exemplo, ser de 30 dias. Além disso, se o usuário alterar certas propriedades de um item em qualquer pasta de caixa de correio, uma cópia do item será criada antes que a modificação seja gravada no repositório do Exchange. A cópia é armazenada na subpasta Versões por um processo conhecido como proteção da página de gravação de cópia. Isso também permite recuperar versões diferentes de um item modificado até que o período de retenção do item excluído tenha decorrido, no nosso exemplo, 30 dias.

OBS.: A Recuperação de Item Único não está habilitada por padrão para novas caixas de correio ou caixas de correio movidas de uma versão anterior do Exchange. (Escreverei um post de como podemos habilitar este recurso, continue nos acompanhando).

Retenção de Litigio.

O Exchange 2010 também apresenta a retenção de litígio, que pode ser usada para preservar itens nas caixas de correio do usuário e proteger itens da exclusão por usuários ou processos automatizados. Colocar uma caixa de correio em retenção de litígio interrompe o Assistente de Pasta Gerenciada da remoção automática de mensagens da subpasta Remoções. Além disso, a proteção de página de gravação de cópia também é habilitada para a caixa de correio. A proteção da página de gravação

de cópia cria uma cópia do item original antes de qualquer modificação ser gravada no repositório do Exchange. Depois que a caixa de correio é removida da retenção de litígio, o Assistente de Pasta Gerenciada retoma o processo de remoção automática.

Proteção da página de gravação de cópia e Itens modificados.

Se um usuário colocado na retenção de litígio ou uma recuperação de item único é habilitado, uma cópia do item da caixa de correio original será criada antes de o item modificado ser gravado. A cópia original é salva na subpasta Versões. Esse processo é conhecido como proteção da página de gravação de cópia.

Cotas de caixa de correio de Itens Recuperáveis.

Quando itens são movidos para a pasta Itens Recuperáveis, seus tamanhos são deduzidos da cota da caixa de correio e somados ao tamanho da pasta Itens Recuperáveis. Os bancos de dados de caixa de correio, são configurados com um aviso de cota, de Itens Recuperáveis (limite flexível) de 20 GB e uma cota de Itens Recuperáveis (limite rígido) de 30 GB. Por padrão, esses limites são herdados por todas as caixas de correio. No entanto, é possível configurar caixas de correio individuais com cotas diferentes. Escreverei um post de como executar esta configuração.

Quando a pasta Itens Recuperáveis atinge a cota de Itens Recuperáveis, nenhum outro item pode ser armazenado na pasta. Isso afeta a funcionalidade da caixa de correio das seguintes maneiras:


  • Os usuários não podem excluir itens.

  • O Assistente de Pasta Gerenciada não pode excluir itens com base na marca de retenção ou nas configurações de pasta gerenciada.

  • Para caixas de correio com recuperação de item único ou retenção de litígio habilitada, o processo de proteção de página de gravação de cópia não pode manter versões dos itens editados pelo usuário.

  • Para caixas de correio com log de auditoria de caixa de correio habilitada, nenhuma entrada de log de auditoria de caixa de correio pode ser salva na subpasta Auditorias.

Para caixas de correio colocadas em retenção de litígio, o Assistente de Pasta Gerenciada remove automaticamente os itens da pasta Itens Recuperáveis quando o período de retenção de item excluído tiver decorrido. Se a pasta atingir a cota de avisos de Itens Recuperáveis, o assistente removerá automaticamente os itens na ordem PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair).

Todos os itens acima são itens que nos auxiliam, de uma forma rápida, fácil, descentralizada e melhorando a experiência do usuário, na recuperação de itens excluídos pelo mesmo do Exchange Server. Recomendo fortemente o planejamento de todos.

Abraços,

Comentários

Postagens mais visitadas