[#MídiasSociais] As 10 melhores campanhas em mídias sociais de 2011

Por Ricardo de Paula, em Mídias Sociais.Net

O AdAge selecionou as top 10 campanhas em mídia social de 2011. A lista inclui a campanha desenvolvida pela Espalhe para a Halls Uva Verde que criou esculturas de fãs usando como matéria-prima o próprio produto. Outras duas campanhas que eu destacaria nessa lista é a da Heinz, na Inglaterra, desenvolvida pela We Are Social e a campanha da revista belga, Flair, que fez um crossmedia muito interessante.

Obermutten, Suíça

A pequena vila de Obermutten era, até há pouco tempo, uma ilustre desconhecida do resto do mundo. Com 79 habitante e apenas 1 hotel lançou sua fan page no Facebook com a promessa colocar as foto dos usuários que curtissem a página no mural de informações da cidade. A página conta agora com mais de 14 mil fãs, porém, a geração de mídia espontânea em larga escala foi o grande trunfo da campanha.

Halls’ ‘Uva Verde’

Aqui vai uma campanha brazuca – Depois de os consumidores usarem as redes sociais para manifestarem solicitações para que o sabor de halls não fosse descontinuado, três bustos de consumidores inconformados com a saída do produto do mercado foram produzidos. A marca promoveu a campanha em sua página no Facebook para que o quarto consumidor fosse escolhido pelo público. Cada obra consumiu aproximadamente 5 mil unidades de Halls Uva Verde.

Small Business Saturday

As mídias sociais voltaram a desempenhar um papel central no segundo ano do “Small Business Saturday” – um esforço da American Express para incentivar o consumo em empresas locais no feriado de Ações de Graça. O Facebook e a empresa de cartões de Crédito ofereceram um crédito de $ 100 em anúncios para as primeiras 10.000 empresas que se registrassem no programa.

Os clientes não foram deixados de fora. Receberam créditos de 25 dólares em suas contas da American Express, registrando cartões válidos através da página, para fazer compras em empresas de pequeno porte no dia do feriado.

A página agora tem mais de 2,7 milhões de fãs, em comparação com 1,2 milhões no ano passado, e # SmallBizSaturday virou trending topic no Twitter.

‘True Blood’

A tão aguardada temporada da série foi promovida também através de um app do Facebook chamado “Immortalize Yourself,” que permitiu que aos fãs produzir vídeos de si mesmos com personagens reais e amigos do Facebook. O app coletava dados de perfis de usuários para gerar os vídeos, que poderia caracterizar-se com amigos aleatórios ou específicos na rede social.







Heinz

Com a chegada da temporada de gripes e resfriados na Europa, a campanha “Get Well” Soup ofereceia aos fãs da página Sopas Heinz na Inglaterra, a oportunidade de comprar uma lata personalizada para animar um amigo que estava doente. O aplicativo no Facebook funcionou durante todo o mês de outubro, e permitiu aos fãs escolher a variedade da sopa, personalizar com o nome de um amigo e pagar a taxa de 1,99 libras para que a lata fosse enviada ao destinatário escolhido. Um gesto bem bacana pra desejar melhoras.

Ultimat Vodka

O “Social Life Audit” foi um app do Facebook que vasculhava suas fotos fazendo uma análise de reconhecimento facial, analise de humor e checkins para traçar uma pontuação da sua vida social de acordo com sua rede de amigos. Era possível comparar o seus pontos com o dos seus amigos e ver quem tinha a vida mais social.

O aplicativo ainda utiliza dados de mais de 2,5 milhões de pontos de acesso para verificação cruzada com os check-ins no Facebook para ver se os usuários estavam indo à lugares da moda, que estavam virando tendência.



Citroën

A marca francesa criou na Holanda uma corrida movida por tweets para promover o novo modelo DS5. O piloto, um ancora de TV holandês, auxiliado por um co-piloto que usou como navegador um agregador de tweets em tempo real para guiá-los. Cabia aos usuários definir o destino da viagem através da hashtag #ds5race. Os usuários do microblog ainda tinham a chance de ganhar um Citroën DS5 zero km caso conseguissem influenciar outros usuários, persuadir e direcionar o motorista do carro à sua localização preferida.

Volkswagen

Também na Holanda, a Volkswagen pediu os seus fãs para escolherem qual clássico preferido: A Kombi ou o Fusca. O modelo mais votado ganhou uma edição especial, chamada de Fanwagen, que incorpora características como o botão de cutucar, leitor de feed, etc. A votação aconteceu na página da marca no Facebook – fanwagen.com

Flair

Flair é uma revista de moda na Bélgica que, em suas análises de consumidores, percebeu que as mulheres não só observavam tendências de modas, mas também prestavam atenção na roupa das amigas para pegarem dicas de vestuário. Com isso em mente, desenvolveram um aplicativo para a página do Facebook que possibilitava as pessoas fazerem tags não só nos amigos, mas sim nas roupas, promovendo discussões e perguntas sobre diferentes looks. Os looks mais comentados ou mais “curtidos” foram então publicados na revista.

Intel-Toshiba

A Intel e a Toshiba lançaram um projeto de filme interativo intitulado “Inside”. Como parte da experiência do filme, o casting foi selecionado online por meio do site www.TheInsideExperience.com. O filme buscou criar um novo gênero de entretenimento interativo e foi dirigido por D.J Caruso (“Paranóia”, “Eu sou o nº 4” e “Controle Absoluto”) e pelo premiado diretor de fotografia Mauro Fiore (“Avatar” e “Dia de Treinamento”).

Ao contrário da maioria das produções estáticas, “Inside” engajou a audiência ao assegurar que eles fossem parte do filme por meio de mídia social. Os espectadores foram encorajados a se conectar com Christina, que foi seqüestrada e só podia transmitir pistas sobre sua localização através de redes sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas