[#Design] Os 10 logos mais memoráveis do mundo
Por Caha, em Desig.Blog
Uma empresa com uma identidade visual sólida é facilmente reconhecida. E existem 10 empresas que podemos facilmente reconhecer graças a um processo de branding forte.
Apple
O logo da maçã mordida aqui no Brasil é sinônimo de produto caro. O iPhone 4S vendido no Brasil é o mais caro do mundo. Mas isto não faz da marca uma das mais memoráveis.
O logo criado criado em 1976 por Rob Janoff tem a famosa mordida (“bite” em inglês, similar ao termo tecnológico “byte”), e inicialmente um logo colorido com listras horizontais, eventualmente foi “limpado” para que ficasse do jeito que reconhecemos hoje.
Bass Ale
A cerveja Bass Ale é reconhecida como uma das pioneiras no branding internacional. O logo com o triângulo vermelho foi a primeira marca a ser registrada no Reino Unido em 1875. Desde então, seu logo mudou pouco e é um exemplo sólido de branding que deu certo.
Coca Cola
Uma das marcas mais fortes do mundo, muitas pessoas conseguem reconhecer o logo visualizando apenas uma parte dele. Com pequenas alterações ao passar dos anos, a Coca Cola trabalhou bastante no branding deles.
Começou como uma rede social fechada. Hoje, ele utrapassa o Orkut em número de usuários no Brasil e foi o segundo site mais popular do mundo em 2011. A rede de Mark Zuckerberg tem uma identidade forte que sofreu praticamente nenhuma alteração desde que se tornou público.
Há quem diga que o logo é terrível. É mal produzido, não faz sentido algum, etc etc. Mas isto não importa. “Google” até já virou um verbo e o branding foi tão forte que eles tem a confiança para criar os “doodles” – variações de sua logo em datas festivas. Haja confiança em sua marca pra alterar ela constantemente!
New York Yankees
Você não precisa gostar (ou até mesmo conhecer) o jogo de baseball. Mas se você tivesse que identificar o jogo em uma imagem, provavelmente seria essa. O logo é conhecido internacionalmente e é sinônimo de “Estados Unidos” e “baseball”.
Nike
O “swoosh” da Nike é tão famosa no mundo do design que é usada como case de sucesso em vários lugares. O logo simples é memorável e devido ao branding, todo mundo consegue reconhecê-lo facilmente.
Olimpíadas
Desde a sua criação na Grécia antiga, as Olimpíadas tem sido um símbolo de competição entre os melhores atletas do mundo. Mas não foi até 1912 que o logo oficial foi criado. Os anéis representam a união entre os cinco continentes do mundo (américa do norte e sul são representadas como um só continente).
Red Cross
A Cruz Vermelha (Red Cross) teve seu logo criado em 1863 em Genebra, Suíça e desde então é a definição para ajuda voluntária mundo afora. O que muita gente não sabe é que o Red Cross é uma marca registrada desta ONG – ou seja, só pode ser usada por eles mesmos.
WWF
O World Wildlife Fund é uma das ONGs mais famosas do mundo. O logo deles é sempre citado como exemplo do uso da Gestalt no design. A inspiração para o logo veio de Chi-Chi: um panda gigante que chegou ao zoológico de Londres em 1961, quando o WWF estava sendo criado. Sabendo da necessidade de um símbolo forte e reconhecível e que ultrapassasse barreiras de línguas, os fundadores do WWF concordaram que o panda seria um excelente logo.
Aproveite e siga o Design Blog no Twitter! Assim você fica por dentro das novidades no mundo do design, com links super interessantes.
Comentários
Postar um comentário