[#Design] O que fazer antes de virar freelancer?

Por Canha, em Design.Blog
O que não falta é literatura falando de como começar a sua vida de freelancer. Livros, blogs, sites dedicados inteiramente a este assunto. Mas e o que você deve fazer antes de virar um freelancer? Será que você deve mergulhar direto neste universo de um dia para o outro?



Aproveite sua vida


Recebo com uma certa frequencia e-mails de adolescentes (e, em alguns casos, até de crianças) falando sobre como querem ser designers. Perguntam como devem começar, quanto devem cobrar, etc. Querem só saber de ganhar dinheiro ou preencher o tempo que eles tem disponível entre uma aula e outra. Na maioria dos casos, é apenas uma maneira de brincar de adulto.

Quando um adolescente de 16 anos chega pra mim e pergunta como ela faz pra se profissionalizar, a minha resposta é sempre a mesma: espere. Não adianta você querer crescer mais rápido. Acredite: ter responsabilidades e contas a pagar não é divertido. Sim, ser adulto tem seus benefícios – mas tempo vago não é um deles.

Inevitavelmente você vai crescer. Nunca existe um bom motivo para querer acelerar este processo (e mesmo quando há um motivo válido, ele nunca é bom). Aproveite e deixe pra trabalhar depois.

Aproveite a vida

Aprenda


Deixo claro que não estou dizendo que o jovem não deve querer aprender. Pelo contrário: aprender é a melhor coisa nesta época, pois é quando temos mais tempo. Só estou dizendo que, se você for jovem e está querendo entrar já pro mundo profissional, dê um tempo.

Vejo muito “designer” com cursinho de Photoshop debaixo do braço querendo vender design sem ter o conhecimento antes. Só por que você faz imagens fantásticas no computador, não faz de você um bom designer. Antes de procurar um emprego, busque conhecimento. Saiba o que é design. Estude bastante. E, mesmo depois de ter aprendido bastante e conseguido um emprego, nunca pare de estudar.

Consiga experiência


Se você quiser ser freelancer, faça alguns meses (ou até anos) de trabalho em escritórios. O melhor jeito de aprender como ter seu próprio negócio é ver os seus chefes trabalharem. Seja curioso e fique sempre de olho aberto. Até nos empregos mais “chatos” que tive (trabalhos repetitivos que não excercem a criatividade, por exemplo) aprendi bastante sobre como uma empresa funciona.

No início da minha “carreira”, eu comecei como freelancer. Mas eu não sabia administrar meu tempo, as tarefas, meu dinheiro e meus clientes. Foi só trabalhando com outras pessoas que vi como funciona tudo isto – e acredite, não importa quantos livros você ler, tem coisas que você só aprende vivenciando.

Tenha dinheiro guardado


Os primeiros meses do xCake foram duros. Não rendia praticamente nada – chegávamos a gastar mais do que receber. Por sorte, eu e minha esposa/sócia ainda tínhamos empregos “diurnos”. Até hoje temos dinheiro reservado para casos de emergência (falta de clientes, quebra de computadores, invasão alienígena, etc).



O ideal é que você tenha pelo menos 3 meses de dinheiro pra seus gastos normais guardados (pra pagar aluguel, água, luz, telefone, comodidades, etc), pois no início seus ganhos talvez não sejam tão altos.

Tenha certeza


Este é provavelmente a coisa mais difícil a se fazer – sim, mais difícil do que aprender, guardar dinheiro ou conseguir experiência!

Ter um emprego normal requer que você vá ao escritório as 8 da da manhã até as 6 da tarde todo dia, faça seu trabalho lá e volte pra casa sem trazer nada consigo. Finais de semana são pra descansar.

Já para o freelancer, a história é outra: você pode até acordar mais tarde e se você trabalhar em casa, tem a vantagem de não precisar pegar trânsito para ir ao seu escritório. Mas as regalias param por aí.

Você vai trabalhar o dobro de horas e ter quatro vezes mais coisas a fazer. Você não pode simplesmente “voltar pra casa e deixar o trabalho no escritório”, pois se você fizer isto não será pago. Finais de semana são para colocar aquelas tarefas atrasadas em dia ou pra pensar em novas maneiras de conseguir clientes.

Se no seu escritório você “só” precisava criar layouts para sites, agora você vai ter que: se auto-promover, correr atrás de clientes, fazer todo o processo de atendimento, fazer toda a parte do financeiro, cuidar de toda a parte do briefing e entender o que o cliente quer, criar o layout, codificar aquele layout, entregar, prestar a manutenção e depois repetir todo o processo novamente.

Você ganha mais dinheiro do que em um emprego fixo? Sim. Mas só se você realmente se esforçar. Na maioria dos casos, o salário é proporcional ao tanto que você está trabalhando (você trabalha o dobro de horas por dia e ganha o dobro do seu salário de quando era empregado). Você trabalha mais feliz sem um chefe atrás de você o tempo todo? Sim. Mas em contrapartida, você sabe que se enrolar demais, seu cliente vai te abandonar.

Se você tem tudo isto em mente e ainda quer ser freelancer, quer dizer que você ou é louco, ou tem um objetivo maior. E se você tem um objetivo maior que você quer acima de tudo, nada vai te segurar.

Boa sorte!

Aproveite e siga o Design Blog no Twitter! Assim você fica por dentro das novidades no mundo do design, com links super interessantes.
.

Artigos relacionados


Comentários

Postagens mais visitadas