[#RedeEServidores] Exchange Server 2010 – Noções Básicas Sobre o Apagamento Remoto de Dados no Dispositivo



Por Erivelto Postai, no Blog Gestão em TI

Telefones celulares podem armazenar dados corporativos confidenciais e oferecer acesso a muitos recursos corporativos. Se um dispositivo for perdido ou roubado, esses dados poderão ser comprometidos. Por meio das diretivas do Microsoft Exchange ActiveSync, você pode adicionar um requisito de senha a seus telefones celulares. Isso exige que os usuários digitem uma senha para acessar seus telefones celulares. É recomendável que, além de exigir uma senha de dispositivo, os celulares sejam configurados para solicitar automaticamente uma senha depois de um período de inatividade. A combinação de uma senha de dispositivo e do bloqueio por inatividade oferece mais segurança para os dados corporativos.

Além desses recursos, o Microsoft Exchange Server 2010 fornece o recurso de apagamento remoto de dados no dispositivo. Você pode emitir um comando de apagamento remoto de dados no dispositivo a partir do Shell de Gerenciamento do Exchange. Os usuários podem emitir seus próprios comandos de apagamento remoto de dados no dispositivo a partir da interface de usuário do Outlook Web App (OWA).

O recurso de apagamento remoto de dados no dispositivo também inclui uma função de confirmação que grava um carimbo de data e hora nos dados de estado de sincronização da caixa de correio do usuário. A chancela de data e hora é exibido no Outlook Web App e na caixa de diálogo de propriedades do telefone celular do usuário no Console de Gerenciamento do Exchange.



Importante: Além de redefinir o celular para a condição padrão de fábrica, um apagamento remoto de dados no dispositivo também exclui os dados de qualquer cartão de armazenamento inserido no aparelho. Se você estiver executando um apagamento remoto de dados em um telefone celular que está em seu poder e quiser reter os dados do cartão de armazenamento, remova o cartão antes de iniciar o apagamento remoto de dados no dispositivo.

Cuidado: Depois de executar o apagamento remoto de dados no dispositivo, a recuperação dos dados será muito difícil. Entretanto, nenhum processo de remoção de dados deixa um dispositivo tão livre de dados residuais quanto quando ele é novo. A recuperação de dados de um dispositivo talvez ainda seja possível usando ferramentas sofisticadas.

Apagamento Remoto de Dados no Dispositivo versus Apagamento Local de Dados no Dispositivo

O apagamento local de dados no dispositivo é o mecanismo pelo qual um telefone celular apaga a si mesmo, sem a solicitação vinda do servidor. Se a sua organização implementou as diretivas do Exchange ActiveSync que especificam um número máximo de tentativas de senha e esse máximo for excedido, o celular executará um apagamento local de dados no dispositivo. O resultado de um apagamento local de dados no dispositivo é o mesmo alcançado pelo apagamento remoto. O dispositivo volta para sua condição padrão de fábrica. Quando um telefone celular executa um apagamento local de dados no dispositivo, nenhuma confirmação é enviada ao servidor do Exchange.

Como Realizar um Apagamento Remoto em um Telefone Celular?

O Microsoft Exchange Server 2010 permite que você envie um comando a um celular que executará uma limpeza nesse aparelho. Esse processo, conhecido como apagamento remoto de dispositivo, limpa todas as informações do Exchange armazenadas no celular. Você pode usar o EMC ou o Shell para executar uma limpeza remota em um celular.

Você pode usar esse procedimento para limpar dados de um telefone roubado ou para limpar um telefone antes de atribuí-lo a outro usuário.

Usar o Outlook Web App para executar uma limpeza remota em um telefone celular:
  1. Acesse o Outlook Web App.

  2. Faça logon na caixa de correio do proprietário do dispositivo.

  3. Clique em Opções.

  4. No painel Navegação, selecione Telefone.

  5. Clique na guia Telefones Celulares.

  6. Selecione o ID do celular que você deseja apagar e remover da lista.

  7. Clique em Apagamentode Dispositivo.

  8. Clique em OK.

  9. Clique em Remover Dispositivo.
Usar o EMC para executar uma limpeza remota em um telefone celular:
  1. Selecione o usuário na janela Caixa de Correio.

  2. No painel de ação, clique em Gerenciar dispositivo móvel, ou clique

    com o botão direito na caixa de correio do usuário e clique em Gerenciar dispositivo móvel.

  3. Selecione o celular do qual deseja limpar todos os dados.

  4. Na seção Ações, clique em Limpar.

  5. Clique em Limpar novamente.
Usar o Shell para executar uma limpeza remota em um celular:
  • Este exemplo obtém a identidade do dispositivo.

    • Get-ActiveSyncDeviceStatistics – Mailbox erivelto.postai | fl Identity

  • Este exemplo executa a limpeza remota dodispositivo.

    • Clear-ActiveSyncDevice -Identity WM_erivelto.postai
Abraços,

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