[Webmaster] A vez do email-marketing

Alguns leitores já haviam sugerido um post sobre email marketing. Aqui está! É sempre muito bom receber dicas, não sabemos o que se passa na cabecinha de vocês, então acertar em cheio na dúvida ou necessidade de alguém é sempre uma loteria. Ajude-nos a ajudá-los! ;)

Para desenvolver bem um email marketing, é necessário entender o seu papel. Vamos lá…

De forma simples de se ver e clara de se explicar, email marketing é uma ferramenta de marketing direto onde usamos o email como veiculador.

Eis que então surge a seguinte dúvida: “E qual a diferença de email marketing para spam?”

A diferença está no opt-in (é o aceite implícito ou explícito do recebimento) e na opção que se deve dar ao usuário de descadastrar-se quando quiser da lista de envio.

Spam – aquele carrapato chato que insiste em aparecer do nada em nossas caixas com assuntos que possivelmente não nos interessa, são filhos de agências que usam listas de emails de terceiros, e ao final de um simples cadastro (onde você fornece as suas informações – preciosas e valiosas) você acaba por receber infinitos emails indesejados. E o pior: ao final, informam gentilmente que se não há interesse no email, basta removê-lo de sua caixa, sem qualquer possibilidade de excluir suas informações do banco de dados deles (!!!).

Lembrem que tudo que nós criamos torna-se meios com o objetivo de comunicar algo, então estreitar os laços entre o tipo de peça e a forma em que ela projetada é acerto sem erro. As vantagens são muitas, dentre elas e a qual nos interessa, se ganha visibilidade e o seu público já está segmentado (opinião garantida, o seu público-alvo SABE do que você está falando).

Dicas? Não sou especialista, mas assim que alguém entra numa agência é uma das coisas que mais gostam de botar você pra fazer quando você é inexperiente. Gera know-how, isso é bom, não subestime essas pequenas atividades. Do que já sabemos – ou aspiramos saber, o que se precisa considerar são esses dois pontos:

- O nosso cérebro já está bem acostumado com o padrão dos emails-marketing que temos por aí, e isso pode ser bom ou ruim, depende da situação; mas se você conseguir manter o padrão adotado pela empresa e criar com um aspecto menos comercial? Graciosidade. Arranque um “aawn, que fofo!” da mamãe escolhendo o presente do dia das crianças da filha com um layout!

- Baseado na lei universal que eu inventei agora, ninguém passa muito tempo num email procurando algo que lhe desperte algum interesse. Dê destaques, projete a diagramação de acordo com a hierarquia do que é mais importante a ser visto.

Lamento por não ser determinante na sua tarefa de criar um email-marketing, mas ninguém pode dizer como você deverá fazer, porque o artigo se trata de um planejamento criativo, não existem regras pra isso. Este artigo expõe sugestões baseadas em uma observação do meu método de trabalho. Regras existem no design, em espaçamentos, tipologias, cores… mas em como você irá usar tudo isso, só o seu potencial e o seu amadurecimento profissional poderá mostrar.

Boa sorte e estamos aqui!

A vez do email-marketing is a post from: Choco la Design

Comentários

Postagens mais visitadas