[SEO] Otimização De Conversão Mobile, Dicas Do Google
Otimização De Conversão Mobile, Dicas Do Google:
O blog Mobilepedia, por Márcia Lima, resumiu uma lista de dicas que o Google criou, para otimização de conversão em dispositivos móveis. O blog Conversion Room, mantido pela Google, tem publicado uma série de artigos sobre este assunto. Saiba mais…
As dicas são importantes para quem deseja aumentar ou mesmo segurar suas conversões em plataformas móveis como celulares, smartphones, tablets, netbook, e por aí vai…

1. Ofereça uma experiência de compra para cada tipo de plataforma
Devido aos diferentes tipos de hardwares, que cada usuário utiliza para acessar seu site, ele deve estar preparado para cada formato de apresentação e distribuição necessários. Pois que, um usuário comum deveria ser capaz de iniciar um processo de compras por um determinado dispositivo, por exemplo, e concluí-lo em outro. Será? Vamos tentar!
O exemplo da Amazon.com permite que o usuário, estando conectado ao site, escolha produtos pelo smartphone ou tablet e finalizem suas compras mais tarde, em um PC.
2. Buscas devem ser salvas
As funcionalidades de salvar resultados de uma busca e geração de um Histórico de navegação instantâneos são indispensáveis para sites de Viagens e e-Commerces. É possível salvar as buscas através de cookies ou utilizando o e-mail do consumidor.
3. Chamada para a ação(‘call to action’) única e precisa
É verdade, tem muitos casos em que sites trazem vários caminhos de conversão, ou caminho obscuro, confundindo o consumidor ao realizar sua compra. É importante que o usuário perceba facilmente, quais serão os próximos passos do processo daquela ação. Padronize textos e botões de indicação e deixe bem claro as etapas da compra.
4. Dados do carrinho de compras recuperados
O método de salvar também os ítens do carrinhos de compras é interessante, pois, caso o internauta tenha algum problema – seja qual for – no momento de realizar sua compra, pela primeira vez, não precisará repetir todo o processo para continuar.
5. Formulários
Deixe apenas campos muito úteis, campos desnecessários podem atrapalhar o usuário ou provocar a saida do usuário daquele site, antes mesmo da conversão.
6. Alinhamento das informações na tela
Para o padrão de desktops é comum que as informações são encontradas ao lado esquerdo dos formulários, não é mesmo? No mundo mobile é recomendado que estejam sobre os campos de preenchimento. Se o usuário ampliar a página, ainda sim, não precisará rolar a página, campo a campo.
7. O canal é Forms em HTML 5
A versão da linguagem HTML5 chegou com tudo, e nos formulários ela tem muito a dizer. Pois novos atributos e elementos agora geram uma experiência para o usuário sem precedentes.
Coisas como validação com “required” ficou bem mais fácil, suporte a calendários, autofocus, autocomplete, tudo isso com HTML5.
8. Use como entrada de dados check boxes e menu de rolagens
Todo mundo sabe o quanto é ruim digitar em dispositivos móveis, com isso as ‘check boxes’(caixas de marcar) e menus de rolagem(ocupam menos espaços) caem bem. Porém, somente tem espaço para opções mais importantes, para não distrair o consumidor.

9. Implemente o ‘Click-to-Call’ (Click para chamar)
“Click para chamar” – Isto é criar um link daqueles que ao ser clicados, disparam uma chamada de telefone (click-to-call). Você pode fazer do número do telefone um botão de conversão e colocá-lo em lugares estratégicos na página.
10. Explore recursos de geolocalização
A conversão do usuário móvel está ligada a conversão offline também, por se basear na localização (Local Search). O consumidor usa sites móveis para encontrar lojas que estão perto dele. E ainda tem a febre dos cupons descontos, que funcionam nas compras coletivas como um vale, onde o resgate ou o desfruto do produto acontece localmente.
Outras dicas e toques:

Fonte: http://www.mobilepedia.com.br/noticias/google-lista-dez-dicas-para-otimizar-site-movel
As dicas são importantes para quem deseja aumentar ou mesmo segurar suas conversões em plataformas móveis como celulares, smartphones, tablets, netbook, e por aí vai…
Segue lista de dez dicas para otimizar e converter em sites móveis!
1. Ofereça uma experiência de compra para cada tipo de plataforma
Devido aos diferentes tipos de hardwares, que cada usuário utiliza para acessar seu site, ele deve estar preparado para cada formato de apresentação e distribuição necessários. Pois que, um usuário comum deveria ser capaz de iniciar um processo de compras por um determinado dispositivo, por exemplo, e concluí-lo em outro. Será? Vamos tentar!
O exemplo da Amazon.com permite que o usuário, estando conectado ao site, escolha produtos pelo smartphone ou tablet e finalizem suas compras mais tarde, em um PC.
2. Buscas devem ser salvas
As funcionalidades de salvar resultados de uma busca e geração de um Histórico de navegação instantâneos são indispensáveis para sites de Viagens e e-Commerces. É possível salvar as buscas através de cookies ou utilizando o e-mail do consumidor.
3. Chamada para a ação(‘call to action’) única e precisa
É verdade, tem muitos casos em que sites trazem vários caminhos de conversão, ou caminho obscuro, confundindo o consumidor ao realizar sua compra. É importante que o usuário perceba facilmente, quais serão os próximos passos do processo daquela ação. Padronize textos e botões de indicação e deixe bem claro as etapas da compra.
4. Dados do carrinho de compras recuperados
O método de salvar também os ítens do carrinhos de compras é interessante, pois, caso o internauta tenha algum problema – seja qual for – no momento de realizar sua compra, pela primeira vez, não precisará repetir todo o processo para continuar.
5. Formulários
6. Alinhamento das informações na tela
Para o padrão de desktops é comum que as informações são encontradas ao lado esquerdo dos formulários, não é mesmo? No mundo mobile é recomendado que estejam sobre os campos de preenchimento. Se o usuário ampliar a página, ainda sim, não precisará rolar a página, campo a campo.
7. O canal é Forms em HTML 5
A versão da linguagem HTML5 chegou com tudo, e nos formulários ela tem muito a dizer. Pois novos atributos e elementos agora geram uma experiência para o usuário sem precedentes.
Coisas como validação com “required” ficou bem mais fácil, suporte a calendários, autofocus, autocomplete, tudo isso com HTML5.
8. Use como entrada de dados check boxes e menu de rolagens
Todo mundo sabe o quanto é ruim digitar em dispositivos móveis, com isso as ‘check boxes’(caixas de marcar) e menus de rolagem(ocupam menos espaços) caem bem. Porém, somente tem espaço para opções mais importantes, para não distrair o consumidor.
9. Implemente o ‘Click-to-Call’ (Click para chamar)
“Click para chamar” – Isto é criar um link daqueles que ao ser clicados, disparam uma chamada de telefone (click-to-call). Você pode fazer do número do telefone um botão de conversão e colocá-lo em lugares estratégicos na página.
10. Explore recursos de geolocalização
A conversão do usuário móvel está ligada a conversão offline também, por se basear na localização (Local Search). O consumidor usa sites móveis para encontrar lojas que estão perto dele. E ainda tem a febre dos cupons descontos, que funcionam nas compras coletivas como um vale, onde o resgate ou o desfruto do produto acontece localmente.
Outras dicas e toques:
- Veja vídeo sobre ferramenta de visualização mobile aqui!
- Hoje é aniversário do Google, 13 anos de idade, parabéns Google!
Fonte: http://www.mobilepedia.com.br/noticias/google-lista-dez-dicas-para-otimizar-site-movel
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