[Redes e Servidores] Entrevista: Bruno Estrozi Melo – MVP Lync Server 2010.
Vamos publicar algumas entrevistas no Blog com especialistas Microsoft, e para começarmos vamos publicar a entrevista feita com Bruno Estrozi Melo, MVP de Lync Server 2010.
1 – O Lync Server é um produto pouco explorado por muitas empresas, em muitos casos elas sequer conhecem o produto. De que forma você enxerga que este produto possa agregar às mesmas?
Isso é um fato, de forma geral as empresas conhecem o Lync como uma evolução do antigo LCS onde o foco era totalmente voltado para mensageria (chat). Porem o que algumas empresas não enxergam é o potencial de funcionalidades que o produto traz. E é justamente neste sentido que a Microsoft tem trabalhado nos últimos anos, tentando mostrar que a evolução do produto traz não só a parte de IM, mas principalmente funcionalidades de conferencias com áudio e vídeo além telefonia IP.
Claro que existe uma barreira grande a ser quebrada por conta da falta de tradição da Microsoft neste mercado, porem posso afirmar que esta nova versão pode sim agregar muito mais valor as empresas otimizando a comunicação e reduzindo custos pois o Lync é de fato uma plataforma completa e robusta de comunicações unificadas.
2 – Muitas empresas já passaram a olhar com outros olhos os produtos na Nuvem, você acredita que isso possa interferir no mercado do Lync?
Não. Em minha opinião a nuvem só vem agregar para as empresas e também para o Lync.
Hoje as verões online e on-premisses se completam pois para cada perfil de usuário um modelo é recomendado inclusive um modelo misto pode ser adotado. Existem funcionalidades que só estão disponíveis na versão on-premisses como é o caso da integração com telefonia, por outro lado estas funcionalidades podem não ser necessárias para um determinado perfil de usuários, logo a nuvem se encaixa perfeitamente. Na prática para cada perfil de uso existe um modelo recomendado.
3 – O Office 365 possui uma excelente gama de produtos integrados, inclusive o Lync. Você acredita que está opção possa ser analisada de forma diferente pelas empresas, gerando consequentemente uma migração dos produtos locais para a Nuvem?
Sem dúvida. Exceto para ambientes específicos que requerem integrações com telefonia e salas de vídeo conferencia, utilizar o Lync Online como parte do Office 365 é uma excelente solução para redução de custo com aumento de produtividade. Acho que todas as empresas querem cada vez mais focar no seu negocio fazendo da TI um commodity, logo deixar que a Microsoft cuide deste ambiente é uma excelente saída, pois além de tornar a despesa operacional você tem a garantia dos SLAs que muitas vezes as empresas não conseguem ter dentro de casa.
4 – Como você tem visto o Lync Server no Mercado Nacional de forma geral. É possível acreditar em uma grande adoção por parte das empresas daqui para Frente?
De uma forma geral o Lync Server já está bem disseminado, praticamente todas as grandes empresas já utilizam a solução principalmente os antigos usuários do Office Communications Server que rapidamente atualizaram seus sistemas. Acho que a grande adoção neste momento será em relação a integração com voz (telefonia), pois o tema redução de custo nunca saiu de pauta nas empresas e o Lync competindo em pé de igualdade com as grandes marcas tradicionais do mercado pode substituir as soluções atuais que são caras não só na implantação mas também na manutenção.
5 – O que você espera de versões futuras do produto, ou você acredita que a atual versão atende bem as necessidades e expectativas dos clientes?
Sem dúvida todos os produtos têm pontos a serem melhorados/agregados, não só por conta de roadmap de desenvolvimento, mas porque as necessidades mudam também, por exemplo, a 5 anos atrás quem imaginaria hoje praticamente todo mundo teria 2 celulares no bolso. Acredito que para as próximas versões grandes novidades em relação à mobilidade, integração com redes sociais e Skype virão.
6 – Você imagina que pequenas empresas possam adotar o Lync Server e tirar bom proveito do investimento? Se sim, de que forma?
Sem dúvida alguma. Por menor que seja a empresa ela precisa de um telefone na mesa de cada funcionário e isso custa caro, não só a aquisição, mas a manutenção de um PABX tradicional é algo surreal.
Com o Lync você tem em um único servidor (que pode ser virtual) todas as funcionalidades de um PABX IP além de ter funcionalidades adicionais como chat, áudio e vídeo conferência, etc. Na prática com o mesmo investimento que se faria em um PABX tradicional TDM ou menos você consegue entregar com o Lync muito mais, sem contar o custo reduzido de manutenção, pois é possível utilizar o time interno de suporte a final é tudo Microsoft.
7 – Espaço livre. Quer deixar alguma mensagem para os leitores do Blog Gestão em TI?
Gostaria muito que os gestores de TI olhassem o Lync como uma plataforma completa de comunicações unificadas e não só como um sistema de mensageria (chat).
Uma vez que esta perspectiva mude, as empresas poderão extrair ao máximo os benefícios que o produto pode trazer e estes não são só percebidos em coisas não tangíveis como aumento de produtividade, mas são também claramente medidos com redução de custos em telefonia, deslocamento e hospedagens.
Para saber um pouco mais sobre o produto acesse meu blog em http://brunoestrozi.com.br
A equipe do Blog Gestão em TI, gostaríamos de agradecer imensamente a participação do Bruno Estrozi Melo, MVP de Lync Server 2010, esperamos que todos tenham gostado.
Outras entrevistas estão por vim, e esperamos contribuir junto com estes especialistas com entrevistas que agreguem de alguma forma aos leitores do Blog. Caso tenha alguma sugestão de quem possamos entrevistar, com Nome e Contato (preferencialmente, caso contrario faríamos o possível para conseguir), sinta-se a vontade para usar nossos canais de comunicação:
Fale Conosco: http://www.gestaoemti.com.br/blog/?page_id=226
Twitter: http://twitter.com/#!/bloggti
Facebook: http://www.facebook.com/bloggti
Obrigado e até a próxima.
Fonte: http://www.gestaoemti.com.br/blog/?p=1061
1 – O Lync Server é um produto pouco explorado por muitas empresas, em muitos casos elas sequer conhecem o produto. De que forma você enxerga que este produto possa agregar às mesmas?
Isso é um fato, de forma geral as empresas conhecem o Lync como uma evolução do antigo LCS onde o foco era totalmente voltado para mensageria (chat). Porem o que algumas empresas não enxergam é o potencial de funcionalidades que o produto traz. E é justamente neste sentido que a Microsoft tem trabalhado nos últimos anos, tentando mostrar que a evolução do produto traz não só a parte de IM, mas principalmente funcionalidades de conferencias com áudio e vídeo além telefonia IP.
Claro que existe uma barreira grande a ser quebrada por conta da falta de tradição da Microsoft neste mercado, porem posso afirmar que esta nova versão pode sim agregar muito mais valor as empresas otimizando a comunicação e reduzindo custos pois o Lync é de fato uma plataforma completa e robusta de comunicações unificadas.
2 – Muitas empresas já passaram a olhar com outros olhos os produtos na Nuvem, você acredita que isso possa interferir no mercado do Lync?
Não. Em minha opinião a nuvem só vem agregar para as empresas e também para o Lync.
Hoje as verões online e on-premisses se completam pois para cada perfil de usuário um modelo é recomendado inclusive um modelo misto pode ser adotado. Existem funcionalidades que só estão disponíveis na versão on-premisses como é o caso da integração com telefonia, por outro lado estas funcionalidades podem não ser necessárias para um determinado perfil de usuários, logo a nuvem se encaixa perfeitamente. Na prática para cada perfil de uso existe um modelo recomendado.
3 – O Office 365 possui uma excelente gama de produtos integrados, inclusive o Lync. Você acredita que está opção possa ser analisada de forma diferente pelas empresas, gerando consequentemente uma migração dos produtos locais para a Nuvem?
Sem dúvida. Exceto para ambientes específicos que requerem integrações com telefonia e salas de vídeo conferencia, utilizar o Lync Online como parte do Office 365 é uma excelente solução para redução de custo com aumento de produtividade. Acho que todas as empresas querem cada vez mais focar no seu negocio fazendo da TI um commodity, logo deixar que a Microsoft cuide deste ambiente é uma excelente saída, pois além de tornar a despesa operacional você tem a garantia dos SLAs que muitas vezes as empresas não conseguem ter dentro de casa.
4 – Como você tem visto o Lync Server no Mercado Nacional de forma geral. É possível acreditar em uma grande adoção por parte das empresas daqui para Frente?
De uma forma geral o Lync Server já está bem disseminado, praticamente todas as grandes empresas já utilizam a solução principalmente os antigos usuários do Office Communications Server que rapidamente atualizaram seus sistemas. Acho que a grande adoção neste momento será em relação a integração com voz (telefonia), pois o tema redução de custo nunca saiu de pauta nas empresas e o Lync competindo em pé de igualdade com as grandes marcas tradicionais do mercado pode substituir as soluções atuais que são caras não só na implantação mas também na manutenção.
5 – O que você espera de versões futuras do produto, ou você acredita que a atual versão atende bem as necessidades e expectativas dos clientes?
Sem dúvida todos os produtos têm pontos a serem melhorados/agregados, não só por conta de roadmap de desenvolvimento, mas porque as necessidades mudam também, por exemplo, a 5 anos atrás quem imaginaria hoje praticamente todo mundo teria 2 celulares no bolso. Acredito que para as próximas versões grandes novidades em relação à mobilidade, integração com redes sociais e Skype virão.
6 – Você imagina que pequenas empresas possam adotar o Lync Server e tirar bom proveito do investimento? Se sim, de que forma?
Sem dúvida alguma. Por menor que seja a empresa ela precisa de um telefone na mesa de cada funcionário e isso custa caro, não só a aquisição, mas a manutenção de um PABX tradicional é algo surreal.
Com o Lync você tem em um único servidor (que pode ser virtual) todas as funcionalidades de um PABX IP além de ter funcionalidades adicionais como chat, áudio e vídeo conferência, etc. Na prática com o mesmo investimento que se faria em um PABX tradicional TDM ou menos você consegue entregar com o Lync muito mais, sem contar o custo reduzido de manutenção, pois é possível utilizar o time interno de suporte a final é tudo Microsoft.
7 – Espaço livre. Quer deixar alguma mensagem para os leitores do Blog Gestão em TI?
Gostaria muito que os gestores de TI olhassem o Lync como uma plataforma completa de comunicações unificadas e não só como um sistema de mensageria (chat).
Uma vez que esta perspectiva mude, as empresas poderão extrair ao máximo os benefícios que o produto pode trazer e estes não são só percebidos em coisas não tangíveis como aumento de produtividade, mas são também claramente medidos com redução de custos em telefonia, deslocamento e hospedagens.
Para saber um pouco mais sobre o produto acesse meu blog em http://brunoestrozi.com.br
A equipe do Blog Gestão em TI, gostaríamos de agradecer imensamente a participação do Bruno Estrozi Melo, MVP de Lync Server 2010, esperamos que todos tenham gostado.
Outras entrevistas estão por vim, e esperamos contribuir junto com estes especialistas com entrevistas que agreguem de alguma forma aos leitores do Blog. Caso tenha alguma sugestão de quem possamos entrevistar, com Nome e Contato (preferencialmente, caso contrario faríamos o possível para conseguir), sinta-se a vontade para usar nossos canais de comunicação:
Fale Conosco: http://www.gestaoemti.com.br/blog/?page_id=226
Twitter: http://twitter.com/#!/bloggti
Facebook: http://www.facebook.com/bloggti
Obrigado e até a próxima.
Fonte: http://www.gestaoemti.com.br/blog/?p=1061
Comentários
Postar um comentário