[Redes e Servidores] Calma em momentos complicados faz diferença.

Por Thiago Batista

Quem não se deparou com problemas em que pensou. O que vou fazer agora? Por onde começar? Qual a melhor alternativa?

Nós profissionais de TI, muitas vezes nos deparamos em situações como estas, pois problemas acontecem mesmo que você faça o possível para minimizar os impactos, ou faça o possível para tornar seu trabalho proativo.

Problemas acontecem e é quase impossível fugir deles, e quando eles acontecem muitas vezes os profissionais que se deparam com o mesmo passam a tomar atitudes de forma afobada e desesperada, podendo tornar um processo ainda mais lento, ou sendo obrigado a realizar diversas atividades que poderiam ser desnecessárias caso tivessem tido calma ao escolher a melhor opção.


  • O que fazer quando um servidor parar, por exemplo?



Sabemos que Hardwares falham e isto nem sempre é possível prevenir, pode ocorrer um problema com a energia, e causar este impacto na rede, assim como as peças podem estar desgastadas e apresentar problemas, ou por algum acidente o estabelecimento em que o servidor se encontra pode passar por um incêndio, ou enchente, entre outras diversas suposições que poderíamos apresentar.

O que fazer em situações como estas, deixar seu cliente 1 ou 2 dias “esperando” que seu servidor seja restaurado ou as informações que o mesmo continham sejam restauradas para outro Hardware, ou partir para afobação e refazer o servidor do zero em outro Hardware, instalar sistemas, voltar os dados e por ai vai, mas em apenas 5 horas?

Obs.: Vale lembrar que nem todos os clientes possuem Redundância, e estes problemas podem ocorrer, mesmo que seja mais barato ter redundância, parece que muitos clientes só entendem esta necessidade quando passam por problemas mais difíceis como estes.

Muitos poderiam optar por refazer todo o servidor, principalmente se o cliente “estiver em sua orelha” lhe apresando. Alguns profissionais optariam por chamar a responsabilidade e passar 1 ou 2 dias totalmente focados no problema para solucionar o mesmo, e desta forma conseguir restaurar todo o servidor da melhor forma possível.


  • Mas, não compensa refazer o servidor em 5 horas a deixar o cliente esperando de 1 a 2 dias?

Talvez este fosse o argumento mais utilizado pela maioria dos profissionais, assim como pelos gestores que precisam de seu servidor funcionando, mas vamos analisar a situação novamente olhando à frente.

Imagine que todos os seus computadores estivessem vinculados ao AD, e este fosse o servidor AD, o que deverá ser feito caso seja montado outro Hardware e instalado tudo do zero?

Você teria que realizar diversas atividades, como recolocar as maquinas no domínio, recriar usuários, grupos, criar pastas, colocar permissões e por ai vai.

Caso o sistema esteja instalado neste Servidor, e todos os computadores utilizem um cliente para se comunicar com o mesmo, você teria que ir computador por computador, para reconfigurar este acesso.


  • Conclusão.

Resumindo, muitas vezes ter calma e optar pela alternativa que aparentemente é mais lenta, pode tornar todo o processo que seria necessário caso recriasse do zero, totalmente desnecessário, ou seja, talvez esperar 2 dias, seja mais rápido do que criar outro servidor em 5 horas e depois passar 2 ou 3 dias reconfigurando todos os computadores clientes.

Durante este tempo alguns estariam trabalhando e outros não, assim como deveria ser recriado tudo novamente, como se estivesse começando uma nova rede.

Então quando se deparar com problemas, não haja de forma afobada ou desesperada, faça aquilo que no fim ira ser mais rápido ou que resultara em melhor resultado, pois nem sempre velocidade gera resultados satisfatórios, pense bem nisto.

Abraço e até a próxima.

Fonte: http://www.gestaoemti.com.br/?p=1187

Comentários

Postagens mais visitadas