[Redes e Servidores] Entrevista – Cleber Marques (System Center e MOF)

Entrevista – Cleber Marques (System Center e MOF):
Seguindo nossa serie de entrevistas vamos publicar hoje a entrevista feita com Cleber Marques, MVP de System Center.


1 – A família System Center proporciona um excelente Gerenciamento da TI nas empresas, mas poucas empresas de médio e pequeno porte utilizam os produtos da família, por qual motivo você acredita que isto ocorre?

Eu tenho visto cada vez mais empresas implementando as soluções da família System Center, desde empresas grandes e com escritórios em todo o mundo até pequenas e médias empresas. Mas eu acredito que esta adoção das pequenas e médias empresas poderia ser maior se no Brasil tivéssemos uma boa propaganda de marketing relacionada com o System Center Essentials, produto destinado a este segmento de mercado. Certamente o que é preciso fazer é mostrar para estas empresas que o investimento nas ferramentas da família System Center é algo que traz o retorno esperado e vai além. Eu estou fazendo a minha parte, e espero que isso possa mudar ainda mais agora com os planos que a Microsoft tem com a versão 2012 para a maioria das soluções System Center.



2 – A família System Center proporciona o gerenciamento completo de uma rede, você acredita que ainda poderiam vir novos produtos da família, ou o atual parque de soluções já proporciona um gerenciamento excelente?

Falando no que a Microsoft oferece hoje como soluções de gerenciamento já temos sim algo muito bom, e os clientes exigem ainda mais, porém isso já foi endereçado pela própria Microsoft que vai nos entregar novas versão de quase todos os produtos no final de 2011. Esta nova leva da família System Center chamada de 2012 vai trazer não só uma nova versão para cada ferramentas, mas também maior integração entre elas, melhorias pedidas por clientes e parceiros, ir além de ambiente Microsoft atendendo também ambientes Linux e Unix, e mais, com produtos na nuvem também, como é o caso do System Center Advisor e do Windows Intune. No final de 2011 teremos estes novos produtos já disponíveis para implementação e o que temos visto até agora nos programas públicos para testes (em beta) é que o prometido esta indo além, impressionando até quem já estava impressionado.

3 – Nuvem é algo que vem sendo muito abordado no mercado de TI, como você acredita que isto possa interferir o mercado de Gerenciamento como a família System Center, e como acredita que estes produtos possam se encaixar neste cenário?

Um dos carros chefes da Microsoft, certamente é a Nuvem, e as soluções de gerenciamento não ficam pra traz. Recentemente a Microsoft apresentou o System Center Advisor, que permite a análise do ambiente e controle proativo na remediação de problemas atuais e futuros. Conhecemos recentemente o System Center App Controller, que possibilita o controle centralizado de nuvens privadas e públicas, sejam nuvens mantidas no Windows Azure ou no System Center Virtual Machine Manager. O destaque fica para o Windows Intune, que está já na sua segunda versão, possibilitando o gerenciamento de desktops em um ambiente totalmente na nuvem, e olha que estas três iniciativas são apenas as primeiras que a Microsoft tem para System Center na Nuvem. Isso tudo que dizer que, hoje, você pode ter soluções locais ou hospedadas, para gerenciar seu ambiente, com total controle, eu penso que o próximo passo aqui será a integração entre nuvem privada e pública quando se diz respeito às soluções de gerenciamento da Microsoft.

4 – Como você tem visto a família System Center no Mercado Nacional de forma geral. É possível acreditar em uma grande adoção por parte das empresas daqui para frente?

Certamente é possível acreditar não em uma grande adoção, mas sim em uma enorme adoção. Pois, já na versão atual das soluções eu tenho feito implementações em clientes de todos os tipos, pequenos com cerca de 1000 computadores e realmente grandes com mais de 100.000 computadores, porém, agora com as soluções 2012 sendo lançadas até o final deste ano muitos clientes já querem fazer migrações e quem ainda não tem já pensa em implementar aproveitando este momento. Quem hoje trabalha com o System Center Operations Manager 2007 R2 está ansioso pra ter em produção o 2012, pelas suas novidades e melhorias com relação ao produto em si e a monitoração efetiva de dispositivos de rede. O mesmo vale para o System Center Configuration Manager, os clientes que usam a versão 2007 R3 já se preparam para o 2012, que vem com uma nova interface e em breve com a possibilidade de gerenciar Linux e Unix. Sugiro que consultores se preparem, pois com o lançamento da nova família vai faltar profissional.

5 – Você imagina que pequenas empresas possam adotar os produtos da família System Center e tirar bom proveito do investimento? Se sim, de que forma?

Com toda a certeza, pois não há no mercado soluções melhores que se destinam aos clientes de pequeno porte. Hoje a Microsoft oferece o System Center Essentials (SCE) focado em empresas pequenas, que favorece muitos estes clientes pelo seu baixo custo e alto nível de funcionalidades. Com o SCE a empresa pode ter de forma centralizada o inventário de Hardware e Software, distribuição de aplicativos e atualizações, monitoração proativa do ambiente e ainda gerenciamento do ambiente físico e virtual, eu não conheço no mercado nenhuma solução que proporciona tantas funcionalidades ao preço do SCE. Sugiro fortemente que empresas pequenas que ainda não conheçam o SCE que contatem um representante Microsoft para realizar um prova de conceito ou apresentação, será um divisor de águas.

6 – O Mercado de TI tem crescido muito, mas muitos profissionais não conhecem/utilizam nenhum método de boas praticas como MOF/ITIL, como você analisa que as boas praticas podem beneficiar as empresas e profissionais?

O crescimento desordenado do mercado de TI, tanto com relação as empresas quanto os profissionais, tem seus pontos fracos e fortes, e como citado por vocês um ponto fraco é a falta da utilização e proteção de serviços de acordo com boas práticas. Tantas as práticas para gerenciamento de projeto quanto para gerenciamento de serviços de TI trazem para as empresas benefícios diversos e entre eles alguns muito importantes como maior controle de atividades, garantia de qualidade e métricas para avaliação. A empresa ganha porque os serviços prestas e adquiridos terão mais qualidade e serão mais confiáveis, os profissionais por sua vez ganham muito também porque comprovam serviços melhores, aumentam a satisfação de seus clientes e seu valor no mercado.

7 – Espaço livre. Quer deixar alguma mensagem para os leitores do Blog Gestão em TI?

Quero agradecer o Blog Gestão em TI por esta oportunidade, acompanho o trabalho de vocês e acho ótimo, sempre indico o blog como uma ótima leitura aos meus clientes, amigos e alunos. Continuem com o ótimo trabalho, e obrigado.

A equipe do Blog Gestão em TI, gostaríamos de agradecer imensamente a participação do Cleber Marques, MVP de System Center, esperamos que todos tenham gostado.

Outras entrevistas estão por vim, e esperamos contribuir junto com estes especialistas com entrevistas que agreguem de alguma forma aos leitores do Blog. Caso tenha alguma sugestão de quem possamos entrevistar, com Nome e Contato (preferencialmente, caso contrario faríamos o possível para conseguir), sinta-se a vontade para usar nossos canais de comunicação:

Fale Conosco: http://www.gestaoemti.com.br/blog/?page_id=226

Twitter: http://twitter.com/#!/bloggti

Facebook: http://www.facebook.com/bloggti

Obrigado e até a próxima.


Comentários

Postagens mais visitadas