[Developer World] Um PMP sabe entregar software?

Um PMP sabe entregar software?: "
Na minha vida profissional já vi e vivi muitos projetos de software de diversos tipos, desde os produtos que os clientes querem lançar no mercado até softwares para controles de maquinas industriais. Nesse interim, vejo titulos, certificações e um monte de estruturas comerciais para criar uma percepção de segurança/confiança na entrega técnica que seus clientes receberiam.



Na história de certificações cada um vende seu quinhão, as vezes atacando a outra metodologia e/ou certificação, já vi agilistas atacando os outros agilistas apenas para vender sua metodologia, tudo em busca de um CSM, ou titulo XPTO, ou quem sabe apenas um salário mais gordo no fim do mês.



O PMI vendo a fila que está perdendo resolveu entrar na história, até que de forma digna, pois ela ainda vende o que ela acredita, não importando o quanto isso custe para seus clientes.



Para isso o PMI acredita que o Waterfall serve para projetos com poucas (ou nenhuma, por favor) mudanças, enquanto o Agile serve para projetos com muitas mudanças ou a definição de escopo não é de conhecimento de todos os integrantes da equipe. Isso é valido, pois ele não mata o movimento Agile, além de ajudar mostrando claramente qual é o perfil de segmento onde cada uma atua. Não podemos misturar conceitos software não é produto, cliente nem sempre é um ser humano que muda de opinião o tempo todo, e existem casos em que não existe a opção concorrente.



Software é um bloco de texto executável, feito para atender uma demanda especifica, nesse conceito temos desde software Web-based, produtos comerciais, como também temos, drivers, plugins, processadores de lote, etc. Temos software de conceito dinamico e conceito estático.



O que o PMI vende é que para software de conceitos estáticos o waterfall é uma opção melhor, talvez até seja mesmo, agora se o mercado de softwares com conceitos dinamicos é infinitamente maior do que o de conceitos estáticos e se há uma confusão na aplicabilidade de processos de desenvolvimento de softwares, aplicando um processo estático a uma atividade fim dinamica, isso o PMI não prega.



Como trabalho atualmente desenvolvendo produtos, com conceitos dinâmicos e o mercado vive entregando novas funcionalidades, preciso estar antenado nos concorrentes o tempo todo e acredito que muitos integrantes dessa lista devem passar por cenários parecidos, logo é facil enxergarmos que o movimento agil é sempre uma opção melhor de desenvolvimento.



O interessante dessa história é que tem empresas querendo implementar um frankstein 'Agilefall', aplicando conceitos de XP, Scrum, numa pegada Waterfall. Quando uma empresa como PMI, que tem muita credibilidade no cenário de gestão de projetos, mistura esses conceitos favorece para que haja essa confusão.



Como eles querem aumentar sua influência nessa área, não me surpreenderei caso eles montem um time de estrelas ágeis, para dar respaldo a sua visão, além de separar o processo de PMP tradicional e criar uma espécie de AgilePMP's



Certificação atesta conhecimento, não atesta aplicabilidade nem experiência em resolver.
"

Comentários

Postagens mais visitadas