[Webmaster] Data em Posts: Ajuda ou Prejudica?
Data em Posts: Ajuda ou Prejudica?: "
Eu sempre acompanho um blog chamado Wolf-Howl pertencente a um dos maiores nomes do SEO, o Michael Gray conhecido como GrayWolf. E reparei que os posts deles não utilizavam data, ou seja, você não sabia quando tinha sido postado aquele artigo.
Então hoje no twitter ele soltou um tweet dizendo:
My testing shows once posts show date more than 6 months old traffic drops off drastically
Que significa que com os testes que ele realizou em posts com data com mais de 6 meses mostraram que o tráfego caiu muito.
Então começa a discussão!
Colocar data nos posts é algo que faz com que o usuário fique satisfeito, isso é fato, a maioria das pessoas gostaria de saber exatamente quando foi publicado aquela notícia, se o que ele está lendo é realmente atual.
Porém quando você utiliza data em seus posts, o senhor Google, utiliza-se dessa data para exibir juntamente com a descrição em sua interface, ou seja, você perde alguns caracteres de descrição e ainda fica com a data estampada na frente do resultado.
Isso é bom?
O caso do Graywolf mostra o que intuitivamente poderemos perceber, pensando sobre uma busca no Google sobre qualquer palavra chave, uma pessoa encontra um resultado de um site seu, e se a data é de muito tempo atrás, por que a pessoa clicaria? As pessoas buscam por coisas atuais, as pessoas querem saber o assunto relacionado com quão recente é aquela informação. Claro que falo aqui muito de maneira genérica, pois existem casos e mais casos diferentes, mas o que quero ilustar é que realmente a tendência seria a pessoa não clicar naquele resultado, e talvez procurar por um resultado mais recente.
Eu parei para analisar em um site que trabalho sobre um post de 2008, que aparece muito bem nos resultados de busca, e realmente o CTR dele é bastante baixo. Ele utiliza data em seu corpo, e é exibido essa data no snippet. Não posso concluir nada com isso, mas irei retirar a data e fazer testes, quando tiver tempo..
Mas daí chegamos na seguinte questão, Se está reduzindo o seu CTR, o ideal seria tirar a data….mas se tirar a data o usuário fica insatisfeito…então o que fazer?
Uma idéia interessante seria utilizar javascript ou outro tipo de programação para impressão em forma de imagem, iframe, etc o que for…ou seja, maneiras de exibir a data para o usuário, porém esconde-las para as ferramentas de busca. Essa é uma discussão que eu tinha entrado com o Flávio Raimundo há algum tempo atrás.
Na minha opinião isso é uma prática legal, não vejo mal, porém outros começarão a levantar diferentes hipóteses sobre o assunto.
Outro caso ainda quanto a data, é que mesmo com a data antiga sendo exibida em forma de script, o post antigo acaba talvez perdendo impacto, por exemplo, se você manda no twitter um post antigo, muitos acabam entrando, e se não tem data, eles podem chegar a comentar por lá e por ae vai. Porém se as pessoas vêem que o post é antigo isso pode causar aquele sentimento de “ah não que post velho, não vou comentar nele”, e assim você perder um conteúdo gerado por usuário.
Existem ainda datas de comentários onde o Google poderia ainda usar para exibir nos snippets, o que poderia ser uma opção remove-las ou usar scripts também.
A idéia desse artigo não é defender data em posts, ou defender que você saia tirando as datas de seu site, é apenas mostrar alguns pontos diferentes sobre o assunto.
É uma discussão bem interessante que pode ter diferentes pontos de vista, e realmente me abriu a cabeça para fazer testes mais avançados em cima dessa informação.
O Fábio Ricotta sugeriu no twitter utilizar segmentos avançados no Google Analytics para fazer tracking de eventuais mudanças.
O negócio é testar e ver o que encaixa melhor para seu nicho, para seu mercado.
Desculpe os erros de português ou concordância, mas o post foi escrito em 25 mins
Data em Posts: Ajuda ou Prejudica? is a post from: Brasil SEO
"
Eu sempre acompanho um blog chamado Wolf-Howl pertencente a um dos maiores nomes do SEO, o Michael Gray conhecido como GrayWolf. E reparei que os posts deles não utilizavam data, ou seja, você não sabia quando tinha sido postado aquele artigo.
Então hoje no twitter ele soltou um tweet dizendo:
My testing shows once posts show date more than 6 months old traffic drops off drastically
Que significa que com os testes que ele realizou em posts com data com mais de 6 meses mostraram que o tráfego caiu muito.
Então começa a discussão!
Colocar data nos posts é algo que faz com que o usuário fique satisfeito, isso é fato, a maioria das pessoas gostaria de saber exatamente quando foi publicado aquela notícia, se o que ele está lendo é realmente atual.
Porém quando você utiliza data em seus posts, o senhor Google, utiliza-se dessa data para exibir juntamente com a descrição em sua interface, ou seja, você perde alguns caracteres de descrição e ainda fica com a data estampada na frente do resultado.
Isso é bom?
O caso do Graywolf mostra o que intuitivamente poderemos perceber, pensando sobre uma busca no Google sobre qualquer palavra chave, uma pessoa encontra um resultado de um site seu, e se a data é de muito tempo atrás, por que a pessoa clicaria? As pessoas buscam por coisas atuais, as pessoas querem saber o assunto relacionado com quão recente é aquela informação. Claro que falo aqui muito de maneira genérica, pois existem casos e mais casos diferentes, mas o que quero ilustar é que realmente a tendência seria a pessoa não clicar naquele resultado, e talvez procurar por um resultado mais recente.
Eu parei para analisar em um site que trabalho sobre um post de 2008, que aparece muito bem nos resultados de busca, e realmente o CTR dele é bastante baixo. Ele utiliza data em seu corpo, e é exibido essa data no snippet. Não posso concluir nada com isso, mas irei retirar a data e fazer testes, quando tiver tempo..
Mas daí chegamos na seguinte questão, Se está reduzindo o seu CTR, o ideal seria tirar a data….mas se tirar a data o usuário fica insatisfeito…então o que fazer?
Uma idéia interessante seria utilizar javascript ou outro tipo de programação para impressão em forma de imagem, iframe, etc o que for…ou seja, maneiras de exibir a data para o usuário, porém esconde-las para as ferramentas de busca. Essa é uma discussão que eu tinha entrado com o Flávio Raimundo há algum tempo atrás.
Na minha opinião isso é uma prática legal, não vejo mal, porém outros começarão a levantar diferentes hipóteses sobre o assunto.
Outro caso ainda quanto a data, é que mesmo com a data antiga sendo exibida em forma de script, o post antigo acaba talvez perdendo impacto, por exemplo, se você manda no twitter um post antigo, muitos acabam entrando, e se não tem data, eles podem chegar a comentar por lá e por ae vai. Porém se as pessoas vêem que o post é antigo isso pode causar aquele sentimento de “ah não que post velho, não vou comentar nele”, e assim você perder um conteúdo gerado por usuário.
Existem ainda datas de comentários onde o Google poderia ainda usar para exibir nos snippets, o que poderia ser uma opção remove-las ou usar scripts também.
A idéia desse artigo não é defender data em posts, ou defender que você saia tirando as datas de seu site, é apenas mostrar alguns pontos diferentes sobre o assunto.
É uma discussão bem interessante que pode ter diferentes pontos de vista, e realmente me abriu a cabeça para fazer testes mais avançados em cima dessa informação.
O Fábio Ricotta sugeriu no twitter utilizar segmentos avançados no Google Analytics para fazer tracking de eventuais mudanças.
O negócio é testar e ver o que encaixa melhor para seu nicho, para seu mercado.
Desculpe os erros de português ou concordância, mas o post foi escrito em 25 mins
Data em Posts: Ajuda ou Prejudica? is a post from: Brasil SEO
Comentários
Postar um comentário